Cerca de 55 toneladas de enchidos de frangos estimados em 13.500.000 meticais já foram incinerados em todo território nacional, desde a descoberta do surto do com vírus da listeriose, proveniente da África do Sul.
A informação foi tornada pública, hoje por Acácio Foia, inspector-geral adjunto de Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE), no balanço quinzenal das actividades desenvolvidas pela instituição.
Foia disse que no período em análise, a INAE fiscalizou 985 estabelecimentos comerciais contra 740 do período anterior, o que corresponde um aumento de 33,11 por cento. Das províncias com elevado número de fiscalizações, destaca-se Inhambane com 200 fiscalizações, Sofala com 146 e a província de Manica.
As áreas de actividades mais visitadas pela inspecção são o comércio e turismo, com 650 e 230 respectivamente, disse.
Segundo a fonte, as inspecções efectuadas resultaram no encerramento de 12 estabelecimentos, totalizando 28 instituições suspensas, durante este trimestre, devido a problemas relacionados com a higiene, falta de limpeza, exercício de actividades sem licenças e outras irregularidades.
O inspector informou ainda que faltam mais 40 toneladas de produtos com vírus da listeriosis para serem incinerados, porque a empresa distribuidora ainda está a efectuar recolha a nível nacional, no âmbito do acordo celebrado com o fornecedor no sentido de acompanhar todo o processo de recolha, quantificação e destruição, para posterior reembolsar o dinheiro.
Jornal Notícias