fbpx
Noticia

TRANSPORTE FERROVIÁRIO: Governo e CDN discutem tarifa do “Cuamba-Lichinga”



O GOVERNO do Niassa está a negociar com a firma Corredor do Desenvolvimento do Norte (CDN), com vista à redução das tarifas praticadas no transporte de mercadorias no troço ferroviário Cuamba-Lichinga.


Retomado há sensivelmente um ano e meio, o transporte ferroviário entre Cuamba-Lichinga é considerado fundamental na dinamização da economia entre aquelas duas cidades, através do escoamento de produtos agrícolas e outros, de natureza diversa.


O governador da província do Niassa, Arlindo Chilundo, confirma que os comerciantes e outros utentes daquela rota se queixam da tarifa actualmente praticada pela CDN.


Em conversa com o “Notícias”, Chilundo disse estar no bom caminho o trabalho em curso visando a instalação de uma fábrica de produção de rações na cidade de Lichinga.


Esta unidade, segundo avaliação do governador do Niassa, vai dinamizar o sector da avicultura na província.


“A produção está a crescer gradual e significativamente. Na época agrícola de 2015/16 a província colheu 1.180 toneladas e na última campanha subiu para 13.480 toneladas. A nossa meta é alcançar os níveis que satisfaçam as necessidades da futura fábrica e outras de consumo interno”, sublinhou Chilundo.


Entretanto, a carne bovina consumida na província do Niassa continua a ser importada do vizinho Malawi, tendo os governos distritais sido desafiados a, de acordo com as suas características, desenhar estratégias para fomentar o gado bovino e caprino.


Actualmente, os cerca de 21 mil bovinos e 321 mil caprinos que a província possui se concentram nos distritos a sul da província, nomeadamente Mecanhelas e Cuamba.


O Primeiro Plano, desta edição, publicamos, na íntegra, a entrevista concedida pelo governador Arlindo Chilundo.



Jornal Notícias

Related posts

Álvarez de Toledo: “En lugar de mimar a los nacionalistas, hay que mimar a los constitucionalistas”

admin

México: un avión de Aeroméxico cae poco después de despegar de Durango con 101 personas abordo

admin

Tres restaurantes españoles, entre los 10 mejores del mundo

admin

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.