Rodexo
Noticia

Canto do Inovador: Base de dados para históricos médicos



MAPUTO Healthy Care é a inovação tecnológica criada por um grupo de estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane (EU), com o objectivo de facilitar o acesso ao histórico de saúde dos pacientes dos hospitais moçambicanos.


A aplicação surge pelo facto de os desenvolvedores da iniciativa terem notado que vários cidadãos não têm ficha médica, um factor importante para que as pessoas acedam aos serviços médicos.


“Por exemplo, um cidadão pode ter passado pelo Hospital Central e ter uma ficha médica de lá, mas acaba por criar outra ficha médica num outro hospital, o que pode fazer com que não tenha um histórico verdadeiro da sua condição médica”, justifica grupo.


“Temos casos em que o paciente procura um serviço hospitalar, descobre que é portador de uma doença hereditária, então se tiver um histórico os filhos poderão  ter o conhecimento do seu estado e possivelmente irão evitar, explicouum dos integrantes do grupo”, Denilson Domingos.


A inovação vai ligar hospitais e mantê-los mais próximos do cidadão, permitindo acesso rápido aos serviços de saúde, como também disponibilizar dicas de doenças de época, consoante o período do ano.


“A ideia surgiu no mesmo dia da maratona de jornadas científicas. Recebemos um programa que continha várias áreas que possibilitavam criar soluções tecnológicas e decidimos criar um aplicativo que tem a ver com a saúde”, explicou o programador Luís Pedro Chalé.


Actualmente, o grupo procura reformular os seus objectivos, com o apoio de uma mentoria oferecida pelo Standart Bank e uma assessoria por parte de médicos para os vários problemas de saúde.


O projecto vai possibilitar a geração de estatísticas com relação a vários problemas de saúde, podendo ajudar, tanto instituições privadas, assim como públicas. O lançamento da iniciativa foi marcado para o dia 10 de Novembro, dia da Cidade de Maputo.



Jornal Notícias

Related posts

El Parlamento de Nicaragua destituye a 28 diputados opositores

admin

"Impedir los gritos y abucheos de la hinchada en las Olimpiadas de Río es imperialismo cultural"

admin

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.