Rodexo
Noticia

Pedro Pires considera: Crise na Guiné-Bissau resulta de interpretação pessoal da Constituição



O EX-PRESIDENTE de Cabo Verde, Pedro Pires, considerou quinta-feira, na Cidade da Praia, que a Guiné-Bissau vive uma crise institucional resultante de uma interpretação pessoal da Constituição do país e do desejo de mais poder.


“Na Guiné-Bissau, quando toda a gente esperava ter ultrapassado as piores situações, nasce um novo conflito, mas é um conflito institucional em que o Presidente da República quer mudar o regime sem ter que fazer a mudança da Constituição. É uma interpretação pessoal da Constituição ou o desejo pessoal de ter mais poder”, disse Pedro Pires.


As declarações de Pedro Pires foram feitas na Cidade da Praia, num painel sobre democracias em desenvolvimento em situações de fragilidade e conflito, no âmbito do IV Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local (FMDEL), que terminou ontem.


O antigo chefe de Estado, que moderou ao longo dos tempos várias tentativas de solução da instabilidade política na Guiné-Bissau, respondia a uma pergunta da plateia que instava as instituições internacionais a tomar medidas para resolver definitivamente o conflito político no país.


Ressalvando que, desde que deixou a Presidência cabo-verdiana, segue “muito menos a situação” na Guiné-Bissau, e sublinhou a natureza institucional do conflito.


“Entendo que a crise na Guiné-Bissau vem precisamente da crise do Estado. As instituições e os princípios não são devidamente respeitados. Por vezes nas democracias ou nas democracias imperfeitas temos situações em que as pessoas são mais importantes que as instituições. Parece-me que é preciso mudar isso para que as instituições sejam mais importantes que as pessoas, para que as instituições sejam mais importantes que os titulares dos cargos políticos. Só assim é possível evitar certos conflitos”, apontou.


“Na Guiné-Bissau, o problema está à volta da interpretação da Constituição e do desejo de alguém querer estar acima da Constituição e isso é inaceitável”, acrescentou.



Jornal Notícias

Related posts

Siria dispara misiles contra un avión de combate israelí

admin

Kuczynski acaricia la victoria por apenas 100.000 votos en Perú

admin

Registros y detenciones de cargos públicos en Cataluña por el referendo de independencia del 1º de octubre que la justicia española considera ilegal desata oleada de protestas

admin

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.