Noticia

Canto do Inovador: Aplicativo facilita recolha de dados



Estudantes de três instituições de ensino superior juntaram-se para criar um aplicativo que ajuda na recolha de dados em locais onde não há corrente eléctrica nem acesso a tecnologias. O “Simple Solution” reduz o tempo de trabalho e torna a pesquisa mais fiável.


O grupo é composto por Sousa Massingue Júnior, que cursa Engenharia e Gestão de Tecnologias de Informação e Comunicações na Universidade Técnica de Moçambique (UDM), Rafique Txaquetxe, Engenharia Informática e de Telecomunicações no Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC) e Hamilton Chembene Engenharia Informática e de Telecomunicações no Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique (ISCTEM).


A iniciativa que data de 2016, reduz custos de aquisição e transporte de papel e evita a perda de dados e outros incidentes que podem comprometer a informação arquivada. “O desenvolvimento desta solução, vem ajudar na recolha de dados e posterior visualização de estatísticas”, explica.


Os inovadores desta semana contam que para a recolha de dados, foi desenvolvida uma aplicação móvel na qual pode ser feita a inserção, actualização ou eliminação de dados, mesmo sem acesso à rede da Internet, podendo armazená-los logo que esta se restabeleça.  


Referem que o aplicativo foi criado, inicialmente, para a Nweti, uma organização moçambicana sem fins lucrativos voltada para comunicação para saúde. No entanto, o “Simple Solution” é aplicável a mais instituições.


O grupo de estudantes afirma que percorreu um longo caminho para a materializar a ideia. Refere que a entrega e o trabalho de equipa foram a base para o alcance de resultados. Depois de estudar a filosofia e a tecnologia da solução, empenharam-se no desenvolvimento da estrutura base da plataforma electrónica. O protótipo desta iniciativa foi apresentado no final da maratona de programação, realizada na cidade capital, e que valeu aos promotores a segunda posição no certame.


A solução informática ainda não está a ser implementada, mas “estamos a validar as opções de implementação. A nossa perspectiva é tornar a solução melhor e divulgá-la para sociedade”, disse.

clubwifiusa


Jornal Notícias

Related posts

Grabaciones comprometen al presidente de Brasil, Michel Temer, en escándalo de corrupción y piden su impeachment

admin

Estados Unidos: renuncia el asesor de seguridad nacional de Donald Trump, Michael Flynn, por vínculos con Rusia

admin

“Sólo un primer paso”: Corea del Norte amenaza con más operaciones militares en el Pacífico

admin

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.