Rodexo
Noticia

“OPERAÇÃO” RUANDA – “Mambas”: vinguem-se rapazes!



A SELECÇÃO Nacional de futebol defronta esta tarde (16.30 horas de Maputo), em Kigali, a sua congénere do Ruanda, em jogo da quinta ronda do Grupo H, de qualificação para o CAN-2017, no Gabão.


Em Ruanda, a palavra de ordem no seio dos “Mambas” é ganhar, embora não tenham hipóteses matemáticas de chegar ao CAN-2017, visto que somam um ponto, em quatro jogos, no último lugar de um grupo liderado pelo Gana com 10 pontos, seguido da dupla Ruanda e Maurícias, ambos com seis. Uma vitória significaria desforra, dado que o Ruanda venceu em Maputo, por 0-1, no ano passado, em jogo da primeira jornada.


Moçambique quer fechar esta campanha de forma gloriosa, segundo o seleccionador nacional, Abel Xavier, e os jogadores, mas em Kigali terá de enfrentar imensas dificuldades para vencer uma equipa que ainda sonha com a qualificação.


É que se os ruandeses vencerem aos “Mambas” e o Gana não ganhar nas Maurícias, Ruanda adia a decisão do apuramento para a última jornada. Nessa ronda, os ruandeses deslocam-se à Acra para se baterem com o poderoso Gana e precisariam de uma vitória para selar o apuramento.


Os “Mambas” encontram-se em Kigali desde o início da tarde de quarta-feira, numa viagem que iniciou na véspera, com escala em Joanesburgo, onde a comitiva nacional pernoitou. Na capital ruandesa, Moçambique realizou uma sessão bidiária na quinta-feira, uma matinal e outra vespertina.


Ontem o combinado nacional fez um treino de adaptação ao estádio que vai acolher a partida desta tarde.


Para este jogo, a Selecção Nacional teve quatro contratempos face às ausências de Simão, Edmilson, Ronny Marcos e Gildo, por razões diversas. Para Kigali, Abel Xavier levou 18 jogadores, entre os que actuam no estrangeiro e intramuros.


As ausências foram colmatadas pelo trio Bruno e Bhéu (estreantes) e Imo (regressado). Na convocatória assinala-se ainda os regressos de Mexer, Reginaldo, Pinto e João Mazive, que há muito não faziam parte da equipa.


Se Moçambique vencer este embate pode dar um passo decisivo para terminar em segundo lugar deste grupo, pois na última ronda recebe as Maurícias.


EIS A LISTA DO CONVOCADOS


GUARDA-REDES: Guirrugo e Pinto.


DEFESAS: João Mazive, Bruno, Mexer, Zainadine Jr., Clésio, Jeitoso e Bhéu.


MÉDIOS: Loló, Jumisse, Imo, Dominguez, Gildo, Witiness, Mayunda.


AVANÇADOS: Nelito, Reginaldo, Luís e Sonito.


MOÇAMBIQUE SOBE QUATRO DEGRAUS NA FIFA


MOÇAMBIQUE subiu quatro degraus no ranking da FIFA, ao sair do 101.º lugar para a 97.ª posição na actualização deste mês, tornada pública ontem.


A Selecção Nacional soma agora 349 pontos, contra 338 do mês passado. O caso curioso é que o nosso país viu a sua posição melhorada sem, no entanto, ter jogado.


Em África o destaque vai para a Argélia que está na 32.ª posição, com 732 pontos, sendo a melhor classificada do continente. Entre os PALOP, Cabo Verde é o maior destaque, na 49.ª posição, com 620 pontos.


Oranking continua a ser liderado pela Argentina com 1503 pontos, seguido da Bélgica com 1384. A Colômbia completa o pódio com 1328.


 Brasil e Portugal ocupam o sétimo e oitavo lugares, com 1257 e 1181, respectivamente. A próxima actualização terá lugar em Julho.



Jornal Notícias

Related posts

Catuche, el barrio de Venezuela donde las madres tomaron el poder y acabaron con la violencia

admin

Acusado de racismo y opuesto a cualquier tipo de inmigración: así es Jeff Sessions, el ultraconservador elegido para ser fiscal general de EE.UU. por Donald Trump

admin

Terremoto en Ecuador: la destrucción que encontró el presidente Rafael Correa a su regreso al país

admin

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.